domingo, 23 de setembro de 2012

agenda: setembro/outubro/2012

PRÓXIMA REUNIÃO AEPSP: REUNIÃO DA DIRETORIA

   29/9/12 sábado - às 9h 
 

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Caros colegas associados da AEPSP

                 Solicitamos a todos os nossos colegas associados que entrem em contato com a AEPSP e atualizem seus cadastros e participem da campanha da nossa biblioteca: doe um livro para a aepsp!
 
Participem do nosso próximo encontro dia 06/10/12 
sábado às 14:30h.
Grupo de Estudos: "COMO AGIR FACE AS RESISTÊNCIAS"
[baseado no texto de Karen Horney]
 
Contamos com a sua presença.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ESTUDO DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL, contribuições à psicanálise, um resumo dos grupos de estudos realizados na AEPSP no primeiro semestre de 2012

Terapia Cognitiva   X   Terapia Cognitivo Comportamental : contribuições à psicanálise
  • Na primeira metade do século XX, predomina o método psicoterápico da psicanálise;
  • A partir dos anos 50 começa um questionamento das teorias e da eficácia de psicanálise;
  • Ganha espaço, então, a teoria da aprendizagem (Clark Hull) e dos processos de condicionamento (Pavlov e B.F.Skinner) e a abordagem comportamental, derivada deles;
  • Os primeiros teórico-clínicos acreditavam que a TC deveria continuar associada ao behaviorismo dos anos 50/60, que desafiava a psicanálise ortodoxa;
  • Principais fundamentos do behaviorismo:
    1. A mente não representava um objeto legítimo de estudo científico;
    2. O problema do paciente limitava-se ao seu comportamento observável;
    3. O foco da avaliação e tratamento deveria ser dirigido ao que poderia ser observado, operacionalizado e medido;
    4. Na modificação do comportamento, os fatores importantes eram os que concorriam para a manutenção do problema do paciente, ao invés de sua suposta origem;
    5. O método científico provia um enquadre legítimo para o desenvolvimento de uma teoria e uma prática clínica, em que a compreensão e a aplicação de princípios teóricos e terapêuticos avançaria melhor por meio da observação empírica sistemática
·         Para o terapeuta comportamental, a modificação do comportamento é um fim em si mesmo;
·         Para o terapeuta cognitivo, é um meio para se atingir um fim, isto é, a mudança cognitiva.

EMERGÊNCIA DA TERAPIA COGNITIVA
  • Está vinculada aos experimentos e observações clinicas de Beck, ao explorar o modelo psicanalítico da depressão, como agressão retroflexa (masoquismo), por meio do estudo de sonhos e da manipulação de humor e desempenho com depressivos;
  • Contrariando o modelo psicanalítico, Beck reuniu dados que apontaram para a depressão como refletindo simplesmente padrões negativos de processamento de informação. Ele observou que, durante a livre-associação, pacientes não relatavam um fluxo de pensamentos automáticos, pré-conscientes, rápidos e específicos. Investigando, notou que tais fluxos de pensamentos funcionavam como uma variável mediacional entre a ideação do paciente e sua resposta emocional e comportamental. Contrariando o modelo psicanalítico motivacional da depressão, esses pensamentos expressavam uma negatividade, ou pessimismo geral do indivíduo contra si, o ambiente e o futuro;
  • A negatividade não era um sintoma, mas sim uma forma de instalar e manter a depressão;
  • Para Beck, a cognição e não a emoção é apontada como fator essencial na depressão, conceituando-a, portanto, como um transtorno de pensamento e não de emoção, propondo, então, a “vulnerabilidade cognitiva, como a pedra fundamental do novo modelo de depressão, e a noção de esquemas cognitivos.
 O QUE É  TERAPIA COGNITIVA ?

É uma abordagem psicoterápica que tem como alicerce básico a compreensão dos processos cognitivos e sua rede de significados, que são estabelecidos por meio da percepção, seleção e significação das informações provenientes do meio externo.

Assim, cada indivíduo, “percebe” e “interpreta” a vida de um jeito único e idiossincrático.  Metaforicamente, podemos imaginar que cada pessoa, no decorrer da sua história, adquire uma lente por via da qual passa a enxergar o mundo. Essa visão é pautada na crenças (por ex.: como eu sou; como vejo o mundo; como me sinto e etc.), juízos de valor (por ex.: isto é certo, errado, imoral, moral e etc...), valores estes que a pessoa construiu ao longo de suas experiências de vida.
GENERALIDADES :
  • A TCC explica como somos e como nossa psique funciona;
  • Psicólogo e paciente trabalham juntos. É uma abordagem cooperativa (detetive);
  • O objetivo principal da TCC é modificar os pensamentos e comportamentos e, indiretamente, as emoções que levam a sofrimentos;
  • Pode-se usar técnicas e procedimentos validos em outros tipos de psicoterapia: behaviorismo, psicodrama, gestalt, etc.;
  • Geralmente, é de curta duração (direcionada). Quando há mais de um transtorno ou transtorno de personalidade, aumenta o tempo.
Bibliografia:
- Ana Maria Martins Serra, PhD, Instituto de Terapia Cognitiva, São Paulo e Campinas;
- Saint Clair Bahls, médico psiquiatra, mestre em psicologia, professor da  Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Federal do Paraná e Unicenp, juntamente com Ariana Bassetti Borba Navolar, psicóloga clínica, pós graduada em psicoterapia comportamental e cognitiva pela Unicenp.

                                                        por:  Adelmo Antonio Brunelli – Psicanalista da AEPSP

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

agenda: setembro/outubro/2012

PRÓXIMA REUNIÃO AEPSP: REUNIÃO DA DIRETORIA

   29/9/12 sábado - às 9h 
 

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